• +55 48 3251-4000
  • secretaria@centrosul.net
  • Seg - Sex: 08:00 - 18:00

Cases de sucesso: Feira de Soluções demonstra economia e inovação para os municípios Congresso de Prefeitos

Cases de sucesso: Feira de Soluções demonstra economia e inovação para os municípios Congresso de Prefeitos

Paralelo ao Congresso de Prefeitos, que acontece no CentroSul em Florianópolis até quinta-feira (14/06) a Feira de Soluções para Municípios apresenta 35 empresas expositoras. O espaço apresenta inovações e soluções tecnológicas para as prefeituras que buscam economia, eficiência e soluções para educação. Como as empresas Zagonel, de Pinhalzinho, e a Olivo produtos elétricos, de Siderópolis, que estão apresentando oportunidade de iluminação pública com uso de lâmpadas de LED.
O analista de marketing da Zagonel, Cleiton Hoss, destacou que economia de recursos com a mudança para lâmpadas de LED, pode chegar a 80%, com garantia de cinco anos. “Num momento em que os recursos estão escassos, as lâmpadas LED trazem economia aos municípios”, afirma, garantindo que o investimento se paga em dois a três anos. Segundo Hoss, a tecnologia foi desenvolvida e aplicada por empresa catarinense. Eles ainda apresentam em parceria com a empresa Vitra Tecnologia postes translúcidos, pioneiros no Brasil. “Permite colocar os postes nas cores das campanhas como novembro azul e o outubro rosa”, demostra.
Outra expositora que apresenta uma linha de iluminação pública de LED modular é a Olivo Produtos Elétricos. Segundo o representante comercial, Arcangelo Nuremberg, além da economia de consumo, o produto tem maior durabilidade, o que gera economia de manutenção.

Educação e tecnologia

A inovação e tecnologia com foco na educação também são temas explorados pelas empresas expositoras. A Standard de Florianópolis, oferece lousas digitais, na busca de aulas mais interativas. Já a XBramar, representante da E.tech, apresenta o projeto Educar, em que, por meio de impressoras 3D mostra uma evolução para os antigos laboratórios de informática, oferecendo conceitos de robótica e soluções criativas de educação.
Para o gerente da E.tech, Valter Rodrigues Alves, as impressoras ajudam no desenvolvimento no processo de formação. “É uma forma de promover o aprendizado com uma metodologia lúdica. É uma ferramenta de apoio para o professor, é uma forma de integrar disciplinas como matemática, ciência e língua portuguesa”, disse Alves.
Outra solução para educação apresentada durante a feira é o Lousa Interativa e projetor sem lâmpadas, da empresa Standard, representante da Casio e da Taw. Segundo gerente, Renato Silva, com a lousa é possível mais interatividade e dinâmica, além de gravar as aulas, que podem ser disponibilizadas nas mais diversas plataformas. A empresa já instalou 25 no município de Videira, 35 em Governador Celso Ramos e mais 15 em Curitibanos.
A Feira de Soluções para Municípios segue até quinta-feira 14/11, paralelo ao Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Texto: Antonio Rozeng - Assessoria de Comunicação da FECAM/Associação dos Municipios da Região Carbonifera (AMREC)

Faça um comentário